11 de junho de 2012

Viva o Santo António!


Andei desaparecida estes dias... sou fã dos Santos Populares, não há nada a fazer!

Para mim é sem dúvida nenhuma a fase mais bonita de Lisboa.

Começa o calor, a roupa curta, os pés descalços enfiados em sandálias de dedo, a roupa confortável e descartável (porque corremos sempre o risco de nos cair uma sangria em cima, é bom não termos muito amor às peças que usamos nestes dias), o passear por Lisboa antiga, pelas ruas estreitas e decoradas, animadas cheias de pessoas de todas as idades, no meio do cheiro a sardinha, de bifana no pão, de cerveja na mão, a caminho de um bailarico, para dançar a música popular que já se confunde entre muita música brasileira.

Andamos de postal em postal, sorrimos para toda a gente, partilhamos o espírito da cidade com todos os que se cruzam connosco. Se o português não é alegre, experimentem andar nestes dias no meio dos bairros populares. É ver toda a gente a dançar, novos com velhos, ricos com pobres, mulheres com mulheres, homens com homens, crianças aos saltos na garupa dos pais, tudo animado ao som de qualquer música que passe, que seja mais ou menos conhecida, mas sempre com o histerismo de ouvir um “pai da criança” ou um “apita o comboio”.

Ainda vamos a meio e já começo a sentir a saudade destes dias. Não há nada como Lisboa durante o mês de Junho. A cidade ganha uma nova vida, uma nova alegria, e com ela desaparecem todos os problemas. É uma grande festa da cidade, que pode ser vivida mesmo em tempos de crise.

Viva o Santo António, Viva o São João, Viva o São Pedro e a sardinha no pão.

 Special Agent Naughty


Sem comentários:

Enviar um comentário