3 de maio de 2012

Medo de ser solteira

Dizia-me uma amiga no outro dia – "Tens de concordar que ter namorado traz-nos alguma segurança. Só o facto de dizeres que tens namorado, os homens respeitam-te mais, não se metem tanto e tu sentes-te mais protegida."

Lembro-me da sensação do dia em que fiquei solteira, parece que és largada às feras. Durante 10 anos habituara-me à sensação ilusória de "segurança" que a sociedade nos impinge apenas porque se tem namorado. Como se a vida fosse mais fácil e mais segura. De um dia para o outro, ao depararmo-nos com um novo estado civil, sentimo-nos como órfãos, num mundo de gente crescida, onde não devemos movimentar-nos sozinhos sem que os outros reparem e olhem para nós de lado, com um olhar carregado de opiniões.

O simples facto de termos alguém, é como se nos mantivesse numa barreira protectora, qual redoma, que afasta os homens de se meterem demais, de os outros falarem de nós, de nos desrespeitarem. Acredita nisto quem quer, mas a verdade é que quem se habitua demasiado tempo à sensação de ter um "homem que nos protege", acredita piamente nisto.

Daí a maioria das pessoas, acabar uma relação e logo de seguida, meter-se noutra. Obvio que também existe o motivo comodismo, conforto, mas para uma mulher, o principal é, segurança.

Também há quem nunca acabe relações pelo medo de ficar sozinha, desprotegida, quem prefira viver eternamente numa meia relação, sem amor, sem paixão, muitas vezes com muito desrespeito, por acharem que solteiras as vão desrespeitar mais. O medo de serem faladas, de terem de justificar o fim da relação, de serem vistas como mulheres "sozinhas" apavora-as, têm mais medo de ter de lidar com o mundo sozinhas e preferem más relações, a nenhuma.

A independência assusta muita gente, têm medo de não ter programa, de não ter com quem passar tempo, ir ao cinema, a uma exposição, beber um café, ou ir jantar fora. Passar pela adaptação de voltar a estar sozinha, sem poder ligar a quem estamos tão habituados, apenas para fazer perguntas retóricas, comentar momentos sem importância, desabafar o dia que tiveram, não ter a quem ligar a contar em primeiro lugar as novidades, a chorar as tristezas, assusta. Sim, até admito que possa assustar, mas ajuda-nos a conhecermo-nos melhor. A aprender quem realmente somos, o que gostamos de fazer, a lidar melhor com as tristezas, a desenrascarmo-nos no dia a dia, a sermos mais fortes e a saber o que não queremos.

Faz bem estarmos sozinhas, parar, faz melhor que desperdiçar uma vida inteira num amor que não existe, numa relação aparente. Eu não seria capaz de não ter a minha historia de amor, perfeita ou imperfeita, mas que fosse vivida a 100%.

Respondi à minha amiga – "Tudo isso que pensas, faz parte dos teus medos, de ficar sozinha, de teres de falar e explicar aos outros que falhaste, que afinal voltaste a ser solteira, e sabes que terás de responder a isso durante muito tempo, e de lidar com todos aqueles que tenham uma opinião a dar. Mas passa, só custa o inicio, depois sentes-te mais forte por teres dado o passo, orgulhosa de ti por saberes que podes contar contigo, mais do que achavas, e mais feliz porque te deste a oportunidade de conhecer alguém que realmente te vai preencher.

Special Agent Naughty

Sem comentários:

Enviar um comentário