28 de fevereiro de 2012

Falar do que não se sabe...

Hoje estive 2 horas à voltas porque pedi indicações a um Senhor que tentou ser amável (a única explicação possível) e me mandou para um sítio que não tinha nada a ver. Cheguei tarde à reunião e ainda levei na cabeça da minha chefe. Estou em crer que teria sido bem mais amável ter-me dito "olhe menina, desculpe lá mas não conheço essa rua". Eu tinha-o desculpado e, muito provavelmente, teria conseguido lá chegar num instante.
 
 
É esta dificuldade em assumir que não sabe ou em estudar um assunto antes de opinar, que corre nas veias de qualquer português que se preze, que me tira do sério... embora reconheça que é fácil cair na tentação. É uma espécie de desporto nacional!

Vejamos o seguinte exemplo: A Sara Norte foi apanhada com 800 gramas de haxixe no estômago e condenada a 16 meses. Toda a gente conhece a Sara Norte, a Carla Lupi e o Vitor Norte da televisão logo toda a gente sabe o que é que se passou, como, quando e porquê. Todos sabemos que foi em Algeciras pelo que o onde não é relevante neste caso.

Até certo ponto acho normal que as pessoas comentem e, de alguma maneira, percebo a indignação " como é que é possível que a rapariga se tenha metido nisto?" porque afinal tudo apontava para um futuro promissor na área da representação; a surpresa " então ainda agora foi apanhada e já foi condenada?" porque todos sabemos que em Portugal ia ter que esperar 2 anos para ser julgada e até mesmo a ironia " no melhor pano cai a nódoa", porque há pessoas que se alegram com o mal dos outros. Agora, por mais que me esforce, o que eu não consigo mesmo perceber é que as pessoas opinem sobre os motivos que a levaram a cometer este crime, até porque serão vários e complexos. No entanto, basta ler os comentários nos jornais online para perceber que 90% dos portugueses acha que sabe exactamente o que é que passou e que a culpa é toda do Vitor Norte . Como se os conhecessem...
 
 
Estes conhecimentos aplicam-se desde assuntos mais complexos como a intervenção da Troika, os cortes salariais, o aumento do desemprego - porque de repente somos todos economistas - a assuntos triviais, como a homossexualidade de todos os homens famosos que estão solteiros, as razões que levaram a Sonia Brazão a rebentar com a casa e por aí fora.
 
 
Eu tenho uma dúvida: Se a solução para a crise é tão simples, porque é que anda meia Europa a afundar-se? Não seria mais fácil pedir ajuda ao Sr. Zé da frutaria? E se toda a gente conhece a Sara Norte e/ou os pais porque é que não falaram com eles a tempo de evitar a desgraça? O mesmo se aplica à Sónia Brazão.
 
 
Se repararem, quando acontece uma qualquer desgraça há sempre alguém que "estava mesmo a ver". Ou seja, para além de sabermos tudo ainda somos bruxos, adivinhamos as desgraças! As dos outros, porque quando nos toca a nós somos sempre apanhados de surpresa e adivinhem? Não gostamos que os outros comentem... e que falem daquilo que não sabem!
 
 
Sabem o que vos digo? A humildade é uma coisa muito bonita e o discernimento para saber quando é que a nossa opinião é necessária também....

Special Agent Drama


Sem comentários:

Enviar um comentário