22 de fevereiro de 2012

Livro de reclamações

Todas as pessoas deviam ser obrigadas a ter um. Quantas vezes não nos sentimos enganados por alguém, quantas vezes não nos iludiram mostrando uma personalidade que não tinham, que nos mentiram deliberadamente, ou simplesmente tentaram ser quem não eram?

Quando nos apercebemos que a realidade estava muito longe daquilo que pensávamos, ficamos tristes, furiosas, magoadas, desiludidas e ainda temos de ser nós a encontrar uma forma de lidar com isso, que nem sempre é assim tão fácil. Às vezes ainda tentamos dizer tudo o que nos fez de mal, na cara da pessoa que nos magoou, choramos, berramos, tentamos mostrar que não devem repetir. Outras vezes vamos simplesmente embora com mais um trauma, mostrando indiferença, mas sabendo que os próximos dias que se seguirão, serão tristes e de encaixe, que nos deixam mais uma ferida para carregar antes de ultrapassar.

Quem nos iludiu/enganou/fez-nos acreditar numa realidade distorcida/mentiu-nos, sai imune e nós é que nos lixamos porque andámos a perder tempo a acreditar numa mentira e ainda temos de passar por um processo de restauro.

Se houvesse um livro de reclamações tudo isto era mais fácil, não precisávamos mais de nos chatear com quem nos tentava enganar. Escrevíamos no livro de reclamações:


- Esta pessoa tentou passar por uma pessoa que não era. Peço justiça;

- A pessoa portadora deste livro de reclamações prometeu e não cumpriu. Venho assim pedir que seja aplicada uma coima por este dano;

- Sinto-me lesada por ter acreditado no que esta pessoa me disse. Desejo indemnização;

- Fui iludida por este senhor, como tal espero que lhe seja aplicado um tratamento regular de forma a garantir que não voltará a fazer o mesmo a ninguém;

- Este indivíduo tinha defeito, desejo trocá-lo.


E esperávamos que a autoridade reguladora das reclamações pessoais nos chamasse para depor contra o arguido. Nessa altura a justiça era feita e poderíamos dormir bem, porque o assunto estava resolvido, sem traumas, sem medo de nos voltarem a repetir o mesmo acto, e certamente que o mundo seria melhor, pois toda a gente pensaria duas vezes antes de tentar ou voltar a enganar.

Special Agent Naughty


1 comentário:

  1. As relações são um jogo de espelhos...o outro mostra-te quem tu és...

    ResponderEliminar