20 de fevereiro de 2012

Pequeno manual prático para a minha sobrinha

Falo-te agora dos homens, esses seres que não compreendem as mulheres. Vais-te deparar com vários tipos, de todas as idades, formas e feitios.

Agora que estás no infantário, não tens de te preocupar (ainda...). Aproveita, porque agora "são tudo boas intenções". De qualquer forma, é o teu primeiro contacto com o sexo masculino da tua idade. Neste caso ficas a perder porque, como têm o teu tamanho, não lhes podes bater como fases com o teu irmão, sempre que ninguém está a olhar.

Os anos passam-se....e eis que estás com 10 anos. Aqui, se não antes, começa a aventura. Vais sentir os primeiros olhares, as primeiras cartinhas de amor...( se houver algum contacto físico desproporcionado, chamas logo o tio para por o bandalho na ordem).

Não sintas vergonha. Vê se lhe achas piada. A probabilidade de apanhares um toínas é baixa, dado que estes são por norma tímidos e não se vão aproximar. E sim, prepara te para seres o centro das atenções. Mas um "advice" do tio: não os trates mal. Por enquanto.

Estás agora no secundário, com 13/14 anos. Ui. Aqui começa o "real game". Aqui os homens vão para um lado e os meninos para o outro. No caso do teu tio, não foi para lado nenhum porque sempre andou em colégios de rapazes. Enfim, mas isto é um assunto entre o tio e a tua avó.

Be afraid, be very afraid. Desconfia. Faz- te difícil. Os homens não gostam de mulheres fáceis, e se acederes logo, ficarás logo rotulada. Como tu és muito gira, não vais ter problemas de escolha. Vê o perfil do candidato. Se for o popular da escola, o bad boy, que remédio. Mas não tenhas dúvidas que as outras vão olhar para ti de lado, cheias de inveja. Agora, mais do que nunca, entra o mundo do "diz que disse", das "não-tão-inocentes-mentiras", enfim, um (muito pouco) "admirável mundo novo".


Até que...entras para a faculdade. E agora tens 18 anos e a carta de condução. E não, o tio não te vai emprestar já o carro. Dás os toques todos com o carro do pai e depois falamos. E não penses que guias como o teu pai, ou, muito pior, o teu outro tio ou ainda como a tua mãe ou, o pesadelo, a tua avó.

Por esta altura, já deves ter tido o primeiro namorado "à séria". Mas agora é diferente, entras definitivamente no mundo dos adultos. Começam as festas da faculdade, e os shots à seria (eu quero acreditar que não vais ligar muito ao álcool antes).

Na faculdade, saem os meninos populares do liceu - que depois nunca chegam a lado nenhum da vida - e começas a sentir os olhares dos que te rodeiam. Desde já te digo, nada de engenharia no técnico nem cursos de letras que não levam a lado nenhum.

Aqui, podes conhecer o primeiro namorado que terás uma relação mais longa. E começarás a perceber as dificuldades de uma relação. As cedências, os sacrifícios, os ciúmes, enfim, um filme. Terás os primeiros momentos bons e maus. Não duvides.

Sairás depois para o mercado de trabalho. Aqui, segue uma regra: estas proibida pelo tio de te envolveres com alguém onde trabalhes. Nem pensar nisso!

Agora, que ganhas o teu primeiro salário, e com isso a tua independência financeira, vai-te divertir, viajar, estar com as amigas aos fins-de-semana.

Por esta altura, e se tiveres o espírito de observação do tio (LOL), já vais poder começar a pensar numa relação à séria. Aqui fica uma lista de requisitos

- Não há mais bad boys. Chega. Já te divertiste muito com eles, e por mais que te pareçam atractivos, eles não vão mudar. Nem por ti, nem por ninguém. Mais tarde, quando passeares com os teus filhotes no jardim, não te admires se os vires agarrados a outros homens ou miúdas com metade da tua idade.

- Mantém os olhos abertos. Atenta, mas sem mostrares.

- Os homens não gostam de mulheres fáceis, a não ser na faixa dos 20´s. Gostam de luta, portanto dá para trás, mas não em demasia. Impõe as tuas regras e deixa tudo claro desde o principio.

- Se chegaste aos 30´s, e ainda não encontraste ninguém, não tens de ficar preocupada. Os homens e as mulheres têm níveis de maturidade (e crescimento dos mesmos) diferentes. Começa a ver os homens mais velhos, próximos dos 40´s. Muito provavelmente vais encontrar aqui alguém já com a experiência e maturidade para te acompanhar.

Mas fundamentalmente...se conheceres alguém que consideres suficientemente interpretante, dá uma oportunidade. Não és a última coca-cola do deserto (quer dizer, para mim serás sempre), nem a primeira.

Regras:

– O carro. Vão te tentar impressionar. Se te apanharem com um descapotável último modelo, diz "que giro, o meu ex tinha um parecido, mas era maior e o motor fazia muito barulho"
– O restaurante. Se te levarem a um sitio da moda, daqueles que todos conhecem, dizes "ainda na semana passada estive cá e a comida não era nada de especial"
– O trabalho. se tiver um cargo xpto, tenta perceber como chegou lá. Cunhas dos pais e jotinhas partidárias não contam. Muitos MBAs e afins, desconfia.
– Os amigos. Estes normalmente são a nossa sombra...

Namorados:

– Tem de ter a capacidade de te surpreender, de fazer rir.
– A educação e os valores são fundamentais. Palavras menos educadas só no Estádio da Luz com o tio.
– Poucos, de preferência muito tempo, e pessoas recomendáveis. E não tentes aldrabar o tio porque este já tem muita experiência.
– Que fale a tua linguagem. Pessoas com educação e de meios muito diferentes, acabam por chocar, principalmente na educação dos futuros filhos. Amigos em comum, amigos dos pais, todas essas coisas que a tua mãe te irá perguntar um dia, têm uma razão de ser. Não quer dizer com isto que seja condição fundamental – não o é. Será segregador, mas com o avançar da idade, vais perceber o porquê.
– Que não te deixe ficar mal em qualquer lado. Um homem não perde a compostura, menos se o Benfica perder.
– Têm de te tratar bem, ser atenciosos, ouvir-te. Abrir-te a porta do carro. Mas não em excesso.

E quando te sentires nervosa pela presença dele, quando trocarem os olhares cúmplices como quem diz por telepatia "sei exactamente o que estas a pensar", se rirem e chorarem os dois....então...vais conhecer essa palavra tão difícil de pronunciar nos dias de hoje – e nunca mas nunca a uses em vão – amar. Mas depois o tio tem esta conversa contigo, ;)

Agent Barney



2 comentários:

  1. AMEI!!! AMEEEEI!!!! Adoro! E eu a pensar que irias ser um pai "complicado"...afinal...estás mais que preparado!!! Ou isto é só "conversa" de tio?! Seja como for...A-D-O-R-E-I! Por favor...guarda este texto bem guardadinho...pois tenho a certeza que ela vai adorar ler quando for mais crescidinha! E vai rir imenso com o seu tio babado!...Deliciei-me a ler este texto! Again....adorooooo!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Tive que voltar a ler...porque este texto está simplesmente maravilhoso!!! E o Du concorda!!!! ;)

    ResponderEliminar