6 de dezembro de 2011

Os (Des)engates

Tenho uma teoria de que vivo numa geração feita de ex-românticos, já foram e já não têm paciência de continuar a ser.


Já não se perde muito tempo com a criatividade na aproximação, já nem se tenta insistir de forma original, diria até que quem insiste normalmente utiliza o mesmo recurso até à exaustão o que se torna, em geral, chato!

Não sei se voltámos ao tempo em que não havia telefones e tínhamos de comunicar por telegramas, ou esperar que nos encontrássemos por acaso. Não sei, não vivi nessa época. Mas desconfio que esta deva ser, em certos aspectos, bastante semelhante.

O que me tenho apercebido é que há três formas básicas no que respeita à primeira aproximação:

1-    Facebook (ponho este em primeiro porque estou convencida que se existisse um gráfico, este ficava a uma distância mais do dobro do segundo lugar);
2-    Sms (e sim, é sms, nem sequer é o telemóvel, que poderia também incluir chamadas. Nada disso, assim é mais prático. É mais ou menos como funcionava o telegrama, escreve-se o indispensável e espera-se pela resposta);
3-    Encontramo-nos por acaso (isto se isso alguma vez acontecer, enquanto ainda está dentro do prazo).

Quando temos a primeira abordagem feita, seja ela uma destas três ou variantes do género, por chat, gmail, whatsapp, skype, e-mail… vem a segunda fase: o convite. Aqui sim, temos mais surpresas!

Temos obviamente o tradicional convite para jantar, ou o mais poupado café (para o caso de correr mal é mais rápido), temos ainda o adolescente cinema, o mais atrevido “beber um copo”, mas também temos aquilo a que eu chamo, os (des)engates. Aqui sim, esta é a parte em que entra uma tentativa de se ser criativo, mas meio sem paciência, com um «a ver se cola», ou um «pode ser que se for não, dê para escapar …»

Em conversa de mulheres já se ouviu de tudo:

-       Queres ir comigo passear o cão?
-       Podias fazer um jantar em tua casa para nós…
-       O que me dizes de nos encontrarmos em minha casa depois do jantar?
-       Queres ir comigo ver uma feira de carros?
-       Tenho um jantar com mais dois casais, queres vir comigo?
-       Queres combinar ir correr?


Nem sei por onde começar nos meus comentários, isto se sequer é preciso comentar.

Que ideia é que os homens têm ao acharem, que nós queremos, como primeiro encontro, fazer coisas que só lhes interessem a eles? Se nos convidam para jantar, porque é que temos de ser nós a cozinhar? A tentativa de engate, de nos pedirem para depois de jantar (bastava ficar por aqui) ainda termos de ser nós a deslocar-nos até casa deles… e que tal virem buscar-nos para dar um passeio? E desde quando é que já queremos conhecer os vossos amigos se ainda não vos conhecemos o suficiente. E esta moda de convidar para ir correr? Nenhuma mulher se quer apresentar num primeiro encontro, sem uma pinga de maquilhagem para poder transpirar em bica e mostrar a sua óptima resistência física na corrida!

Muito sinceramente, estou convencida que todas as mulheres já se habituaram a estes rituais, e das duas, uma, ou nos surpreendemos quando um homem sai do padrão e quase nos apaixonamos de imediato, por este ser uma raridade, ou optamos por sermos nós a chegar-nos à frente!

Podia dizer que tenho saudades dos românticos, cuja época oiço, leio e vejo em filmes, e que nunca vivi, mas se me tirassem estes desengates, a minha vida não teria a mesma graça!

Special Agent Naughty


3 comentários:

  1. "Queres vir ao teatro?" Acedi e acabei no teatro com a família TODA... mae, tias, primos, etc! A mae foi um amor e apresentou-me a toda a gente como namorada do filho e qdo eu disse que nao andava com o filho mandou-me estar calada :)

    ResponderEliminar
  2. Ingenuidade Masculinadezembro 07, 2011

    Do ponto de vista de um homem também é preciso ver que a mulher que aceite qq uma das 6 tristes propostas demonstra ser prática, fácil e confiante... passear o cão ainda assim é passear, não é? Isto é a forma tímida que um homem tem de desafiar uma mulher para o que há de mais romântico, que é passear.


    Quando vocês tomam a iniciativa normalmente é "queres ajudar-me na mudança?" e nenhum homem gosta de ser visto como homem-objecto/serviço

    ResponderEliminar
  3. Se aceitar qq uma das 6 propostas não quer dizer que seja prática ou confiante. quer dizer é que ou é facil, ou está desesperada ou já estava interessada.

    Ana Luísa

    ResponderEliminar