13 de março de 2012

O delírio da fama

Sim, digo delírio, porque uma vez famosos, nem que seja apenas os 5 minutos de fama da sua vida, consideram-se, para sempre famosos e entram em total delírio.

Fui com uma amiga ao El Corte Inglês, tinha deixado um vestido lá a arranjar. Dirigimo-nos ao balcão da marca e quando se dirigiu à empregada anunciou: - Boa tarde, deixei aqui um vestido a arranjar. Venho buscá-lo. Está em meu nome.
Com isto ficou à espera de uma pronta solução.
A empregada, atónita, com medo da pergunta que lhe saltava da boca, ficou a olhar para ela à espera de mais alguma informação.
A minha amiga, não satisfeita, diz-lhe: - Do que está à espera? Deixei aqui um vestido há 3 dias para subir uma bainha, já deve estar pronto. - voltando a repetir a frase que em nada facilitava a empregada de chegar ao vestido - Deixei-o em meu nome. - e virou-se para mim em animada conversa sobre outro qualquer assunto.
Reparo, pelo canto do olho, que a empregada se mantinha na mesma posição, sem saber o que fazer. Senti que ganhou coragem e perguntou-lhe: - Desculpe menina, em que nome está?

É nesse preciso momento, com esta pergunta, que toda a fama se desfaz quando a famosa-em-delírio se vê olhada como se fosse uma total desconhecida.

Indignada, mas sem deixar cair o pano, atira-lhe com o nome. Olha para mim e diz-me - Deve ser estrangeira.

Meu Deus! O que fizeram aqueles 5 minutos de fama, quando tinha 6 anos e apareceu no anúncio da cerelac? Deram-lhe mesmo a volta à cabeça para o resto da vida.

Já ninguém se lembra do anúncio, só eu, apenas porque sou amiga e já tive o prazer de o ver em todas as vezes que fui a casa dela.

Temos de ser razoáveis, o anúncio passou na televisão, há pelo menos 25 anos, a cara dela mudou bastante. Talvez se mantenham aqueles grandes olhos azuis, mas já nem os caracóis são loiros e as bochechas já desapareceram totalmente, dado lugar a alguns traços de expressão. Para não falar de que toda uma geração de pessoas que se situe, hoje em dia, entre os 0 e os 25 anos que nunca tiveram oportunidade de ver, porque não passou na altura deles; outros tantos até aos 30 que nem sabiam dizer nessa altura o próprio nome, os que na altura tinham de 50 para cima, hoje em dia têm de 75 em diante, o que já reduz muito a população que se possa lembrar do anúncio. Se ainda retirarmos quem não tinha filhos e não queria saber de cerelac, quem não tem boa memória para se lembrar da cara de uma miúda que comia papa na televisão há 25 anos.... Devemos chegar a uma percentagem equivalente ao numero de amigos próximos e familiares que até hoje são lembrados desse momento televisivo.

Por isso, senhora do balcão do El Corte Inglês da marca do vestido, da próxima vez que se deparar com um caso semelhante, pergunte logo e sem vergonha: Desculpe, devia conhece-la de onde? Só se for da sua rua, mas como não somos vizinhas não a conheço pelo nome.

Special Agent Naughty

Sem comentários:

Enviar um comentário